h1

Povo chileno rejeita usinas nucleares planejadas pelo governo Sebastián Piñera para o país

19 de março de 2011

ANSA Latina
19/03/2011

86% dos chilenos rejeitam Usinas Nucleares no país

SANTIAGO DO CHILE, 19 MAR (ANSA) – Uma pesquisa entre a população do Chile revelou que 86% dos entrevistados rejeitam a construção de usinas nucleares e 60% não aceitaria estas instalações sob nenhuma condição.

 

Os números refletem um aumento da rejeição à utilização da energia nuclear no momento em que os efeitos do terremoto e do tsunami de 11 de março sobre a central nuclear de Fukushima, no Japão, são cada vez maiores e mais divulgados.

O registro da preocupação dos chilenos também coincide com a visita que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará ao país na próxima segunda-feira, 22, na qual estará em pauta, entre outros, a assinatura de um acordo de cooperação nuclear.

De acordo com o estudo, cerca de 40% dos entrevistados é a favor da construção de usinas nucleares em alguns casos. Desta porcentagem, 22% consideraria favorável se a localização da usina estivesse o mais longe possível da população e do mar, e 8% de mostra a favor se houver um acordo majoritário do país.

O levantamento, realizado pelo Centro de Pesquisas do jornal chileno La Tercera, mostrou uma alta constante no rechaço à energia nuclear desde 2006, quando, segundo o mesmo estudo, 43% rejeitava a ideia. Em 2010, a rejeição era de 74%.

A condição sísmica do país é o principal motivo alegado por 42% das pessoas que se opõe à construção de usinas nucleares, seguido pela incapacidade do Chile em enfrentar um acidente semelhante ao do Japão (28%). Cerca de 80% considera a fonte nuclear a mais perigosa na produção energética e 50% critica seu potencial como armamento bélico. (ANSA)

http://www.ansa.it/ansalatinabr/collection/chile/20110319134835235179.html

DEPUTADOS QUESTIONAM ACORDO NUCLEAR ENTRE CHILE E EUA –  http://www.ansa.it/ansalatinabr/collection/fdg/201103141639397452/201103141639397452.html

Presidente chileno, Sebastián Piñera, recebe Barack Obama para assinatura de acordo nuclear - foto: AP

Manifestantes chilenos criticam Barack Obama comparando-o a George Bush devido a assinatura do acordo nuclear com o governo Sebastián Piñera do Chile

Barack Obama e Sebastián Piñera - encontro para assinatura do acordo nuclear EUA-Chile (2011)

Terremotos recentes - o Chile está localizado em uma região de grande atividade sísmica, sujeita a vulcões, terremotos e tsunamis

Os 12 terremotos mais fortes já registrados ocorreram no Círculo de Fogo do Pacífico

Terremoto no Chile em 2010 provocou grande destruiçao em todo o pais - foto: Carlos Espinoza / AP

Terremoto no Chile em 2010 provocou grande destruição em todo o país - na imagem, prédio de 15 andares destruido - foto: AP

Tsunami destrói San Antonio no litoral do Chile após o terremoto que devastou o país em 2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: