h1

Mesmo após o grande terremoto de 2010 o governo do Chile planeja construir Usinas Nucleares no país

25 de fevereiro de 2011

América Economia
24/02/2011 – 16:13

Chile e França firmam pacto de cooperação em energia nuclear

O principal objetivo do acordo está na capacitação de cientistas e profissionais da área nuclear

Paris –  O ministro de Minas e Energia Laurence Golborne se reuniu nesta quinta-feira com o ministro da Economia francês encarregado dos setores de Indústria, Energia e Redes, Eric Besson, no marco da visita do país europeu em busca de novas formas de produção de energia.

Grande Terremoto no Chile em 2010 provoca grande destruição em todo o país - prédio de 15 andares destruído após terremoto - foto: AP. O Chile está localizado na zona de convergência entre as placas tectônicas da América do Sul e de Nazca, uma região sujeita a intenso vulcanismo, terremotos e tsunamis, que não é adequada para a instalação de usinas nucleares.

As autoridades de ambos os países trocaram informações e pontos de vista sobre os panoramas energéticos e seus respectivos países e a importância da segurança durante o fornecimento energético, além do bem estar público e crescimento econômico. Os países enfatizaram o compromisso comum com a promoção da eficiência energética e as fontes de energia renováveis para satisfazer a demanda crescente de fontes de energia ambientalmente responsáveis, e reconheceram a necessidade de uma política energética que considere os impactos da mudança climática.

Os ministros destacaram as importantes oportunidades de colaboração que se não possuem ligação direta com a declaração conjunta do presidente da França, Nicolás Sarkozy, e do presidente do Chile, Sebastián Piñera, durante sua visita oficial ao país em outubro de 2010.

Com o objetivo de implantar o acordo entre os presidentes, os ministros assinaram um memorando de entendimento para a “Cooperação em Ciência e Tecnologia Nuclear”, entre a Comissão Chilena de Energia Nuclear e o Comissariado para a Energia Atômica da França.

O acordo busca o fortalecimento das relações bilaterais no campo da Ciência e Tecnologia Nuclear, com ênfase na capacitação de recursos humanos, com o objeto de formar e capacitar cientistas e profissionais chilenos em matérias relacionadas ao uso da energia nuclear como fonte de energia elétrica, o desenho, construção e operação de máquinas, assim como aspectos regulatórios, legais e ambientais. O fato promove um marco para outras iniciativas de cooperação, incluindo o intercâmbio de profissionais e especialistas em outras áreas de aplicações pacíficas de energia nuclear.

http://brasil.americaeconomia.com/notas/chile-e-franca-firmam-pacto-de-cooperacao-em-energia-nuclear



Tsunami destrói San Antonio no litoral do Chile logo após o terremoto que devastou o pais em 2010


Terremoto no Chile em 2010 provoca grande destruição em todo o país - foto: Carlos Espinoza / AP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: