h1

Bolívia comemora descoberta de gás na Argentina e descarta redução das exportações para o país

23 de novembro de 2010

EFE
23/11/2010

Bolívia comemora gás argentino e descarta crise no abastecimento para o país

La Paz, 25 nov (EFE).- O ministro de Energia boliviano, Luis Fernando Vincenti, declarou nesta quinta-feira que está feliz com a descoberta de uma grande reserva de gás natural não convencional na Argentina, e descartou riscos de crise na vendas do combustível boliviano para o mercado argentino.

“Estamos felizes que a Argentina retome o caminho da prospecção, que avançou sua segurança energética, mas hoje não existe nenhuma possibilidade de substituir o gás boliviano”, declarou Vincenti, citado pela agência estadual “ABI”.

“Ao tratar-se de gás não convencional, os custos de exploração e a complexidade tornam o produto não competitivo frente ao boliviano por pelo menos dez anos”, argumentou.

 

Vincenti explicou que o gás não convencional exige uma tecnologia nova com altos custos, que só está em execução nos Estados Unidos.

 

A Argentina anunciou a descoberta na terça-feira junto com os 46 projetos para a exploração das jazidas.

 

As vendas de gás boliviano para o Brasil e para a Argentina cresceram 12,8 % nos primeiros três semestres do ano, em comparação ao mesmo período de 2009, e atingiram 31,7 milhões de metros cúbicos por dia, conforme a empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB, da sigla em espanhol).

 

A Bolívia visa aumentar os envios à Argentina para 10 milhões de metros cúbicos diários a médio prazo e depois até 27,7 milhões de metros cúbicos diários, após construção de um gasoduto binacional previsto para ser assinado até o fim do ano.

 

 http://br.noticias.yahoo.com/s/25112010/40/economia-bolivia-comemora-gas-argentino-descarta.html


One comment

  1. Bom, ante a atual situação socioeconômica da Argetina é provalvel que falte-lhe dinhero para a prospecçao se de fato proceder a informação da Bolivia, mas o fato é que ante a crise energetica argetina a descoberta é muito boa para aquele país. Ah! gostaria de parabeniza-los pelo blog.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: