h1

Certificação de reservas de petróleo ultra-pesado amplia as reservas venezuelanas para 250 bilhões de barris

17 de setembro de 2010

TN Petróleo
17/09/2010

Venezuela tem a segunda maior reserva petrolífera do mundo

Fonte: EFE

A reserva de petróleo da Venezuela tem, atualmente, 251 bilhões de barris, o que a torna o segundo maior reservatório do mundo, atrás apenas da Arábia Saudita, destacou nesta quinta-feira um comunicado oficial.

O ministro de Energia e Petróleo venezuelano, Rafael Ramírez, disse que, em 1999, o país contava com “reservas de 87 bilhões de barris” e agora estão “certificadas” nos “livros” da estatal Petróleos da Venezuela SA (PDVSA) “251 bilhões de barris”.

“Estes números nos dão um estímulo no que diz respeito ao desenvolvimento de nossa política petrolífera”, acrescentou Ramírez em um comunicado.

A Venezuela iniciou, em 2005, um processo de certificação de reservas na rica faixa petrolífera do Orinoco, localizada no leste do país, onde participam cerca de dez empresas estatais de vários países.

De acordo com os cálculos venezuelanos, existem, pelo menos, 236 bilhões de barris de petróleos pesados e extrapesados na faixa, onde, atualmente, operam várias transnacionais associadas com a PDVSA e extraem entre 600 mil e 900 mil barris diários, segundo dados oficiais.

Ramírez destacou que o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou, neste ano, que em Orinoco “existem 1,3 milhão de barris” dos quais cerca de “585 bilhões” são recuperáveis.

O ministro informou que, graças aos projetos de exploração na faixa, a Venezuela planeja aumentar sua produção para 4,15 milhões de barris diários, em 2015, e para 6,85 milhões, em 2021.

A Venezuela é membro fundador da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e um dos principais fornecedores dos EUA, para onde envia cerca da metade de seu bombeamento.

http://www.tnpetroleo.com.br/clipping/5734/venezuela-tem-a-segunda-maior-reserva-petrolifera-do-mundo-
-
-

Leia mais:

http://www.pdvsa.com/index.php?tpl=interface.sp/design/readsearch.tpl.html&newsid_obj_id=8659&newsid_temas=0

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: