h1

OGX confirma descoberta de grandes reservas de gás na bacia terrestre do Parnaíba, no Maranhão

12 de agosto de 2010

O Estado de S. Paulo

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OGX encontra gás na bacia terrestre do Parnaíba

Companhia afirma que já mapeou 20 novos prospectos e que região pode ter ‘altíssimo potencial’

Agência Estado

SÃO PAULO – A OGX Petróleo e Gás anuncia que identificou, por meio de sua subsidiária OGX Maranhão, a presença de gás na seção devoniana do poço 1-OGX-16-MA, no bloco PN-T-68, na bacia terrestre do Parnaíba. A OGX Maranhão, sociedade formada entre OGX (66,6%) e MPX Energia (33,3%), é a operadora e detém 70% de participação neste bloco, enquanto a Petra Energia detém os 30% restantes.

“Esta descoberta abre uma nova fronteira exploratória em uma bacia terrestre, fato que não ocorria há aproximadamente duas décadas no Brasil”, afirmou em comunicado o diretor geral da OGX, Paulo Mendonça.

Conforme informações da empresa, após perfurar os primeiros 10 metros da seção devoniana com expressivos indícios de gás, à profundidade de 1.654 metros, a OGX Maranhão decidiu realizar um teste de formação. Com isso, o poço foi “aberto para fluxo às 5h30min de hoje e após 10 minutos de abertura, constatou-se a presença de gás na superfície e, às 6hs, o poço estava com 1.900 psi de pressão, sendo, em seguida, fechado para estática”. No segundo fluxo, iniciado às 8hs, foi alinhado para o queimador, apresentando uma chama de aproximadamente 15 metros.

De acordo com a empresa, já foram mapeados em torno de 20 novos prospectos “sinalizando para o altíssimo potencial desta região da bacia, na qual a OGX Maranhão detém 7 blocos, totalizando aproximadamente 21.000 km?”, informa a OGX.

A perfuração do poço OGX-16, chamado de Califórnia, continua em andamento até a profundidade total estimada de 3.450 metros em buscas de novos objetivos exploratórios. O poço OGX-16, localizado no bloco PN-T-68, situa-se a aproximadamente 260 km de São Luis. A sonda QG-1, fornecida pela Queiroz Galvão, iniciou as atividades de perfuração no dia 5 de julho de 2010.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: